O QUE FAZEMOS
Ajudamos empresas e organizações da sociedade civil a encarar seus desafios socioambientais com recursos e ferramentas mais modernos e eficientes.POR QUE INVESTIR EM GESTÃO AMBIENTAL?
A TerraGrata Consultoria auxilia no planejamento ambiental, obedecendo as exigências do setor de atuação da empresa. Além disso, articula soluções personalizadas na gestão da sustentabilidade, oferecendo maneiras inteligentes de melhoria.
Um posicionamento cada vez mais exigido no cenário socioeconômico atual, em que o sucesso de um empreendimento sustentável é medido não apenas por resultados econômicos e financeiros sólidos. Diante da globalização, da revolução tecnológica e das mídias sociais, as empresas enfrentam intensa pressão e contínua fiscalização, não somente por parte de órgãos reguladores e do mercado, mas também da sociedade como um todo, que clamam por negócios responsáveis e verdadeiramente sustentáveis.
#1 - DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL
Para desenvolver o diagnóstico, a consultoria utiliza diversas ferramentas de avaliação de maneira customizada para as atividades da empresa. Entre as ferramentas a serem consultadas se destacam: Instituto ETHOS, Índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE), índices Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Dessa maneira é possível fazer o mapeamento dos processos, fluxos e ações sustentáveis da empresa, visando potenciais melhorias, reduções de riscos, aprimoramento contínuo, soluções práticas e integradas, em consonância à conservação dos recursos naturais.
#2 - RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE E BALANÇO SOCIAL
O Relatório de Sustentabilidade apresenta informações estruturadas acerca do impacto da atuação da organização, de forma clara, ética e transparente.
A prática de divulgação de informações sobre sustentabilidade inspira responsabilidade, ajuda a identificar e gerenciar riscos, e permite que as organizações aproveitem novas oportunidades. Os Relatórios de Sustentabilidade apoiam as empresas - públicas e privadas, grandes e pequenas - a monitorarem seus indicadores nas áreas ambientais, sociais e econômicas. Também são uma ferramenta de gestão diferenciada, capaz de aprimorar a governança e as relações com as partes interessadas, aumentando a sua reputação e criando confiança.
Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer essa divulgação, se destaca os indicadores do Global Reporting Intitiative (GRI), índices ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
#3 - APLICAÇÃO DOS ÍNDICES ESG E ODS
Os índices ESG avaliam o nível de consciência da empresa e suas operações, conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade.
- Meio ambiente
- Social
- Governança corporativa
O ESG segue os princípios de investimento responsável (PRI) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao relatar os índices pode contribuir não somente para o esclarecimento de iniciativas, mas como um direcionador voltado aos aspectos que precisam ser priorizados para a perenidade dos negócios e atendimento às demandas futuras da sociedade.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) visam fortalecer a Sustentabilidade nas empresas, com 17 objetivos divididos em 169 metas focadas nos âmbitos ambientais, social e econômicos. Tornam as empresas mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos.
#4 - GESTÃO ESTRATÉGICA
A TerraGrata Consultoria auxilia as empresas a desenvolverem o seu planejamento estratégico, alinhados a sua visão, missão e valores. Gerando proposta de valor ao negócio e clareza de como quer chegar, ao se preparar para as mudanças internas e externas que podem ocorrer e conhecendo os gaps de melhoria e crescimento do negócio, conhecendo os riscos e oportunidades.
Com uma visão a curto, médio e longo prazo, conectando a sustentabilidade à gestão estratégica com diretrizes que priorizem as ações e iniciativas dos negócios para concentrar investimentos e gerar resultados.
#5 - GESTÃO AMBIENTAL
Auxiliamos organizações na realização de Inventários e aplicação de métricas para a avaliação dos resultados de suas práticas sobre o Capital Natural (Carbono, Biodiversidade, Água, etc.) e social, e a identificar tópicos e fatores onde os investimentos tenham maior eficiência na melhoria dos resultados, identificando benchmarking internos e apresentando novas técnicas.
- Projetos de Restauração de Ecossistemas (UN Decade on Ecosystem Restoration)
- Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa dos Setores Agricultura, Pecuária e Florestas. Transportes, Mineração
- Projetos de Créditos de Carbono
- Métricas para avaliação de Boas Práticas Agropecuárias sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa, fixação de Carbono no Solo e Vegetação nativa, benefícios à Biodiversidade e Água no Agroecossistema.
RELATÓRIO DE ECOEFICIÊNCIA
A Eco-Eficiência tem sido proposta como uma das principais ferramentas de gestão ambiental para empresas e organizações alcançarem o desenvolvimento sustentável. Sendo aprovada como um novo conceito de negócio e como o mais objetivo, simples e consistente meio para a implementação, controle e desenvolvimento da sustentabilidade no setor privado. É baseada no conceito de criação de mais produtos e serviços utilizando menos recursos e gerando menos resíduos e poluição.
O Relatório de Eco-Eficiência é uma consistente ferramenta de Gestão Ambiental para empresas e organizações realmente compromissadas com o aumento da eficiência no uso de recursos em suas atividades e com a redução de impactos ao meio ambiente realizando a Caracterização, a Quantificação e o Gerenciamento Corporativo das Fontes, Usos e Tratamentos da:
- Água;
- Energia;
- Resíduos;
- Emissões de Gases Efeito Estufa (GEE).
O Programa proporciona a harmonização de sistemas e métodos gerando relatórios de indicadores de Eco-Eficiência padronizados conforme quadros de contabilidade e relatórios tradicionais tornando-os compreensíveis, comparáveis e significativos para os tomadores de decisões.
Investidores crescentemente requerem que as companhias busquem estratégias que reduzam o impacto causado por suas atividades ao meio-ambiente enquanto ganham valor de mercado. Assim, o objetivo de uma gestão ambientalmente correta e saudável é aumentar a eco-eficiência através da redução do impacto ambiental enquanto agrega valor ao empreendimento.
Análises estatísticas aplicadas aos resultados apontam de maneira clara e objetiva os rumos, ações e iniciativas que trarão maiores e melhores resultados ambientais à organização.
RELATÓRIO INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA
Uma ferramenta de Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa(GEE) Corporativo. Através do Inventário de Emissões de GEE, ou ‘Carbon Footprint’, é calculada a estimativa de emissões totais geradas pelas atividades da organização no período de um (1) ano.
O inventário realizado permite a caracterização das emissões pelo detalhamento das atividades da organização, dividindo por atividade geradora, tipo de gás gerado, setor de produção, etapa de produção, função na produção, máquina, operador, fonte de energia, etc., definindo limites de responsabilidade, permitindo o rastreamento de unidades ineficientes.
O gerenciamento é realizado através de análises estatísticas aplicadas sobre os resultados obtidos no inventário de emissões, apontando mais claramente o desempenho da organização, identificando operações menos eficientes, dispendiosas em termos energéticos ou de insumos.
Apontando mais claramente a direção a ser tomada pelos tomadores de decisões.
Os benefícios do Programa incluem:
- visão da eficiência no uso de recursos energéticos e de insumos;
- criação de benchmarking interno;
- comparação de desempenho com a concorrência;
- identificação de oportunidades para melhorar a competitividade;
- atendimento a diversos relatórios e protocolos de sustentabilidade;
- participação em mercados de emissões de GEE;
- prestação de contas a acionistas e stakeholders;
- gerenciamento de emissões de GEE e redução de custos;
- alcançar metas de responsabilidade socioambiental;
- avaliar passivos e preparar-se para futuras políticas de emissões de GEE;
- garantir oportunidades no mercado internacional;
- conhecimento do índice de emissões por unidade produzida (carbon footprint).
RESTAURAÇÃO DE ECOSSITEMAS
Quando vemos imagens de antes e depois de intervenções conservacionistas realizadas em áreas degradadas não temos ideia de todas as atividades envolvidas nesta complicada e nobre operação.
O objetivo de restaurar um ecossistema envolve desde estudos diagnósticos de identificação e caracterização do ecossistema e das causas de sua degradação in loco onde espécies invasoras, tipo de solo, estado de conservação do solo e susceptibilidade à erosão, espécies nativas características daquela região e etc. são identificados e caracterizados, à coleta de sementes e produção de muda de espécies florestais nativas para o plantio de restauração da vegetação nativa destas áreas, além da mobilização de força de trabalho e maquinário para preparação da área e do solo para receberem estas mudas, sendo que cada uma destas atividades deve obedecer diversos critérios técnicos.
Na produção das mudas por exemplo, considerando-se plantios que recebem cerca de 1600 mudas de no mínimo 80 diferentes espécies florestais nativas por hectare num universo de mais de 850 espécies listadas pelo CERAD (Centro Especial para Restauração de Áreas Degradadas) do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, a coleta de sementes deve obedecer critérios técnicos que aumentem a diversidade da origem de cada espécie coletada colhendo-se sementes de diversas matrizes suficientemente distantes umas das outras evitando a obtenção de sementes de árvores irmãs onde são maiores as chances de combinação de genes recessivos que tornam as mudas produzidas mais susceptíveis a doenças e à má-formação ou desenvolvimento insatisfatório, por exemplo.
Desde 1999 desenvolvemos projetos de restauração da vegetação nativa. Neste período elaboramos e executamos (plantio e tratos culturais de manutenção) projetos de restauração da vegetação nativa para os mais diferentes níveis e históricos de degradação.
#6 - ENGAJAMENTO COM OS PÚBLICOS DE INTERESSE (STAKEHOLDERS)
Com vasta experiência em engajamento com os diversos públicos que a empresa se relaciona, a TerraGrata Consultoria desenvolveu diferentes dinâmicas para promover e engajar, com eficiência e transparência, todos os elos da organização.
Para uma organização, é importante manter um bom relacionamento com fornecedores, clientes e diferentes públicos, de modo a desenvolver a fidelidade e também aproximar a empresa de seus stakeholders. Uma estratégia eficaz para que as organizações, efetivamente comprometidas com as práticas sustentáveis, possam influenciar, dar exemplos e fortalecer sua imagem no mercado.
A construção de um time de funcionários com habilidades atualizadas e com competências bem desenvolvidas é fundamental para a implementação de processos inovadores, fidelização e conquista de mercado baseada na qualidade dos serviços e produtos, permitindo galgar posição de destaque entre a gama de empresas no setor, com a valorização e retenção de talentos.
#7 - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS
- Criação de um Código de Conduta, visando o relacionamento com todos os stakeholders;
- Desenvolvimento de informativos de novos procedimentos;
- Formalização dos processos na área de Saúde e Segurança do Trabalho e de treinamento dos colaboradores;
- Criação de Manual de Relacionamento com os Fornecedores, com base em critérios legais, sociais e ambientais.
#8 - PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÕES
A partir de um diagnóstico, Terragrata Consultoria trabalha na orientação, no planejamento e no acompanhamento dos resultados da empresa. Visa propiciar a melhoria da organização em todos os aspectos, com adequação às exigências legais e de mercado. Oferece os instrumentos necessários para a obtenção da certificação almejada.
Afinal, trata-se de um processo no qual uma entidade independente avalia se determinado produto atende às normas técnicas estabelecidas pelo Standard (certificado) que a empresa ou organização deseja obter.
Sistemas de certificação de sustentabilidade e cadeia de custódia:
- Requisitos da Diretiva Européia sobre Energia Renovável (EU- RED);
- Padrões RSB - Roundtable on Sustainable Biomaterials (biomassa, biocombustíveis e biomateriais);
- Padrões BONSUCRO (cana-de-açúcar e etanol);
- SAI
- ISOs
- Fair Trade
- RenovaBio - Desenvolvimento de ferramentas para implementação da certificação e Diagnóstico e desenvolvimento de plano de ação para implementação da certificação.
#9 - CAPACITAÇÃO, TREINAMENTOS E SEMINÁRIOS
Desenvolvimento de Seminário de aculturamento da Sustentabilidade;
- Visão geral sobre os três pilares da Gestão Sustentável;
- Governança Corporativa
- Os benefícios da implementação de práticas que auxiliam no aumento da produção e na redução de riscos e custos;
- Explicação sobre o que é um Relatório de Sustentabilidade,
- O que são os índices ESG;
- O que é a Agenda 2030, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), qual a sua importância, quais são as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Treinamentos e Capacitação:
- Diretrizes de Sustentabilidade para fornecedores;
- Ampla experiência em programas de capacitação para colaboradores;
- Programas de engajamento com lideranças locais.
#10 - PROJETOS E SOLUÇÕES CUSTOMIZADAS
- Programas Socioambientais: Com larga experiência no desenvolvimento de Programas Socioambientais, a consultoria é capaz de auxiliar organizações, de forma customizada, a modelar, qualificar e capacitar os quadros necessários. Também está apta a acompanhar os investimentos feitos na área para que os mesmos atinjam os retornos almejados. A fim de desenvolver este trabalho, traz ao cerne da cultura e estratégia as questões relevantes à atuação socioambiental. Os programas socioambientais são importantes ferramentas de gestão que possibilitam a maximização dos impactos, efeitos e resultados positivos de uma determinada atividade econômica, tanto em andamento ou a ser implementada;
- Construção de Diretrizes para sustentabilidade;
- Programas de engajamento com comunidades locais;
- Benchmarking de padrões de sustentabilidade;
- Inclusão de Produtores em cadeias de fornecimento;
- Desenvolvimento de Programas de Melhoria Contínua.
Vamos conversar?
Nos envie uma mensagem e entraremos em contato para conversarmos sobre como a TerraGrata pode auxiliar você e sua organizacão a atingirem seus objetivos sócio-ambientais.
TERRAGRATA
Fundada em 2001 pela consultora de responsabilidade social Maria Luiza Barbosa, a TerraGrata Consultoria atua nas áreas social, ambiental e de sustentabilidade com foco na certificação empresarial, na elaboração de relatórios de sustentabilidade e na consultoria ambiental. Conta com uma equipe de profissionais experientes entre economistas, jornalistas e consultores do meio.